Notícias

Capela de Nossa Senhora da Luz

 

capela

Iniciada a construção da Capela em homenagem a Nossa Senhora da Luz no Sítio Americana, em Boituva-SP. É uma Capela pequena, medira 4,5mx8m, mais uma torre que terá cerca de 6m de altura. A Capela abrigará a imagem de Maria, mãe de Jesus, com o titulo de Nossa Senhora da Luz. A História da veneração é a seguinte:Nossa Senhora da Luz (também chamada de Nossa Senhora das Candeias, ou Nossa Senhora da Candelária, ou Nossa Senhora da Apresentação ou Nossa Senhora da Purificação) é um título mariano pelos quais a Igreja Católica venera a Santíssima Virgem Maria. Sob essas designações, é particularmente cultuada em Portugal e Brasil apesar de o surgimento do culto ter sido nas Ilhas Canárias, na Espanha.

A origem da devoção à Senhora da Luz tem os seus começos na festa da apresentação do Menino Jesus no Templo e da purificação de Nossa Senhora, quarenta dias após o nascimento de Cristo (sendo celebrada, portanto, no dia 2 de Fevereiro). De acordo com a lei mosaica, as parturientes, após darem à luz, ficavam impuras, devendo inibir-se de visitar o Templo de Jerusalém até quarenta dias após o parto; nessa data, deviam apresentar-se diante do sumo-sacerdote a fim de apresentar o seu sacrifício (um cordeiro e duas pombas ou duas rolas) e, assim, purificar-se. Desta forma, São José e a Santíssima Virgem Maria apresentaram-se diante de Simeão para cumprir o seu dever. Este, depois de lhes ter revelado maravilhas acerca do filho que ali lhe traziam, teria-lhes proferido a Profecia de Simeão: «Agora, Senhor, deixa partir o vosso servo em paz, conforme a Vossa Palavra. Pois os meus olhos viram a Vossa salvação que preparastes diante dos olhos das nações: Luz para aclarar os gentios e glória de Israel, vosso povo» (Lucas 2:29-33).

Com base na festa da apresentação de Jesus/purificação da Virgem, nasceu a festa de Nossa Senhora da Purificação; do cântico de São Simeão (conhecido pelas suas primeiras palavras em latim: o Nunc dimittis), que promete que Jesus será a luz que irá aclarar os gentios, nasce o culto em torno de Nossa Senhora da Luz/das Candeias/da Candelária, cujas festas eram, geralmente, celebradas com uma procissão de velas, a relembrar o facto.

Aparição

Andor com a imagem da Virgem da Candelária, santa padroeira das Ilhas Canárias (Tenerife)

A Virgem da Candelária ou Luz teria, segundo a lenda, aparecido em uma praia na ilha de Tenerife, nas Ilhas Canárias, na Espanha, em 1400. Os nativos guanches da ilha teriam ficado com medo e tentado atacá-la, mas suas mãos teriam ficado paralisadas. A imagem teria sido guardada em uma caverna, onde, séculos mais tarde, foi construído o Templo e Basílica Real da Candelária (em Candelária). Mais tarde, a devoção se espalhou pela América.

É santa padroeira das Ilhas Canárias, sob o nome de Nossa Senhora da Candelária.

Invocação e expansão do culto

Nossa Senhora da Luz era tradicionalmente invocada pelos cegos (como afirma o padre António Vieira no seu "Sermão do Nascimento da Mãe de Deus": "Perguntai aos cegos para que nasce esta celestial Menina, dir-vos-ão que nasce para Senhora da Luz [...]"), e tornou-se particularmente cultuada em Portugal a partir do início do século XV; segundo a tradição, deve-se a um português, Pedro Martins, muito devoto de Nossa Senhora, que teria descoberto uma imagem da Mãe de Deus por entre uma estranha luz, no sítio de Carnide, no termo de Lisboa. Aí, se fundou, de imediato, um convento e igreja a ela dedicada, que conheceu grande incremento devido à acção mecenática da infanta dona Maria, filha de dom Manuel I e sua terceira esposa, dona Leonor de Áustria.

A partir daí, a devoção à Senhora da Luz cresceu e, com a expansão do Império Português, também se dilatou pelas regiões colonizadas, com especial destaque para o Brasil, onde é a santa padroeira da cidade de Curitiba, capital do Paraná (veja-se a lenda de Nossa Senhora da Luz), Guarabira/Paraíba, Candelária/Rio Grande do Sul, Pinheiro Machado/Rio Grande do Sul, Itu/São Paulo, Indaiatuba/São Paulo e Corumbá/Mato Grosso do Sul. Em Juazeiro do Norte, no Ceará, em Matriz da Luz/São Lourenço de Mata/PE, onde se encontra umas das igrejas mais antigas do Brasil (1540), ocorre, todos os anos, uma grande romaria em sua homenagem. (Fonte Wikipédia)

A Capela deverá abrigar um museu de miniaturas, imagens de todas as representações da mãe de Jesus, com suas milhões de luzes, acesas no mundo todo, para agradecer àquela que dizendo sim a Deus, foi portadora de Seu Filho, o qual deu esperança à humanidade.

A imagem de NS da Luz traz ela, Maria, com Jesus no colo e na outra mão uma vela (Jesus-Luz do Mundo)

ns da luz

Duas Estrelas...

"Duas estrelas a tremeluzir Na noite santa de Natal Duas estrelas a nos conduzir Que noite santa e sem igual
Uma delas tinha um brilho santo E a outra um brilho sideral Uma delas a brilhar no céu E a outra bem aqui na terra
A do céu chamou-se estrela guia E a da terra se chamou Maria
Duas estrelas a dizer amém Que brilho santo e quanta paz Duas estrelas brilham em Belém Anunciando a luz da luz
Uma delas guia o viajante E a outra cuida de Jesus Uma delas anda pelo céu E a outra tem o céu no colo
O santo livro diz que foi assim Naquela noite sem igual Duas estrelas que disseram sim E não faz mal se ainda não é Natal
Vou cantando pra lembrar meu povo Que nascemos para iluminar De Maria o brilho é maternal O da estrela é um brilho missionário
Procuremos com a estrela guia Contemplemos juntos com Maria.
  Pe. Zezinho, scj"

Marco Aurélio - 13/09/2014


 

Estrada Manoel da Costa Roza

 

A  estrada municipal Manoel da Costa Rosa (BTV 189), está com suas obras de pavimentação em ritmo mais adiantado. A obra , uma conquista da administração anterior de Boituva, ainda na gestão Assunta e Zé Cristo, será de grande importância para a região que utiliza aquele acesso, pois o mesmo liga a estrada Domingos Waldemar Bellucci na SP 129. A Obra é de responsabilidade do Governo do Estado, seu início foi em novembro de 2012 e deveria estar concluída em março de 2013.

O trabalho teve seu prazo prorrogado devido ao período de chuvas mais intensas no início do ano , mas nesse atual momento  de estiagem , embora a falta de chuva não seja uma ótima notícia, a seqüência tem sido boa.

estrada 2

Conforme conversa telefônica com o Engenheiro Ricardo, da empresa Madri Construtora, responsável pela pavimentação, as obras devem ser concluídas no prazo de mais um mês, e o trânsito pela Manoel Costa Roza também deve ser liberado.

A estrutura da estrada foi bastante reforçada, pois nela trafegará caminhões de cana, bem como outros veículos mais pesados, por se tratar de uma estrada rural e por ela escoar produção agrícola.

Já o trevo na SP 129, no entroncamento com o Frigorífico Zancheta, deve levar um pouco mais de tempo, provavelmente um mês e meio, pois é uma obra mais complicada. O trânsito tem que ser remanejado , mas a estrada não pode ser interditada, isso desacelera um pouco o trabalho.

O importante de tudo isso, é que , apesar da longa espera, desde novembro de 2012, poderemos ter uma melhoria que será bem recebida pela população que se utiliza desse acesso. 

Marco Aurélio A Martins  11/05/2013

 

 

 

 

 

Vo Zé

Faz dois anos que José Carlos Martins , no dia 16 de Março, o vô Zé, resolveu partir. Neste domingo, 17  , a partir das 9 horas da manhã, na Capela Nossa Senhora das Vitórias, haverá celebração da Palavra em sua homenagem.

Marco Aurélio

Estrada manoel Costa Rosa ficará interditada por pelo menos mais dois meses segundo engenheiro da Construtura Madri

Abaixo a resposta em contato feito com engenheiro responsável pela obra

Boa tarde Sr. Marco,
 
Antes de mais nada agradeço seu contato e desculpe pela demora da resposta, pois só hoje tive ciência do seu e-mail e sou o responsável pela obra.
Primeiramente a obra encontra-se interditada pois não há como executá-la em etapas distintas e também espaço físico para haver o trânsito concomitantemente a execução técnica  e segurança dos serviços, que esses incluem também diversas travessias transversais de linha de tubo de concreto para drenagem.
Com relação ao andamento dos serviços e prazos da obra, há diversos fatores interferindo diretamente no ritmo da execução para o cumprimento dos prazos. Como é de conhecimento de todos, as chuvas que vêm ocorrendo na região, que é comum nesse período do ano, não permite que trabalhemos com terra, pois não há como desenvolver serviços de terraplenagem com material saturado e necessitamos de alguns dias de estiagem para conseguirmos condições técnicas para espalhamento e compactação de material.
Além disso temos ainda interferências de árvores e mata no trecho das obras, que ainda dependem de liberação ambiental já solicitadas junto aos órgãos competentes.
Em função do explicitado acima informo-lhe que já foi solicitado junto ao DER a prorrogação do prazo da obra em 2 meses, pois já não há tempo hábil para a conclusão no período licitado.
 
Fico à disposição se precisar de mais detalhes para esclarecimentos e fazer-nos uma visita no local para melhor entendimento.
 
Atenciosamente,
 
Ricardo Blassioli
Eng. Civil Responsável
11 7814-5854
 

Marco Aurélio 15/03/2013

Estrada Manoel Costa Rosa interditada para obras.

Informamos que a estrada municipal Manoel Costa Roza, a BTV 189, que dá acesso entre a SP 129 e a BTV 030 Domingos Waldemar Bellucci, está interditada para obras de pavimentação desde o dia 26 de Novembro de 2012. A previsão de liberação é dia 26 de Março de 2013, quando se encerra o prazo de conclusão das obras.

Marco Aurélio 10/02/2013